Programa

Realizou-se em Castelo de Vide (Portugal) entre 4 e 6 de maio de 2023 o colóquio O mundo urbano em rede: pequenas, médias e grandes cidades (da Idade Média à Época Contemporânea). A sua organização resultou da iniciativa conjunta da Rede das Pequenas Cidades no Tempo, do Município de Castelo de Vide, de três unidades de investigação da NOVA FCSH (Instituto de Estudos Medievais, Centro de Humanidades e Instituto de História Contemporânea), da Casa de Velázquez (Madrid), do Grupo de Investigação HISEURAM 970758 (Univ Complutense de Madrid) e do projeto Frontowns (PTDC/HAR-HIS/3024/2020). Os investigadores do projeto FRONTOWNS apresentaram as seguintes comunicações:

“Castelo de Vide nos finais da Idade Média através da reconstrução 3D: uma primeira reflexão sobre as potencialidades e usos das ferramentas digitais no âmbito do projeto FRONTOWNS” –  Gonçalo Melo da Silva (IEM, NOVA FCSH), Demetrius Lacet Silva (INES TEC), Fabián Cuesta-Gómez (IEM, NOVA FCSH), Luísa Trindade (UC, CES), Sara Prata (IEM, NOVA FCSH) e Adelaide Millán Costa (UAb; IEM – NOVA FCSH)

“Espacios de vida fronterizos entre Portugal y Extremadura (ss. XV y XVI”) –   Luis Vicente Clemente Quijada (Universidad de Chile)

“El castillo de Trevejo: una villa fracasada” – Elena de Ortueta Hilberath (Universidad de Extremadura)

“Comercio y consumo de productos textiles en Cáceres (1400-1600)” –  Julián Clemente Ramos (Universidad de Extremadura)

“De Ammaia a Portalegre – Centralidades geoestratégicas na Serra de S. Mamede (Séc. IX a XVIII) –  Ana Santos Leitão (CH – FLUL)”

Saber mais sobre este congresso internacional